O modelo ABC (Antecedent-Behavior-Consequence) é um modelo de abordagem que pode ser usado para examinar os gatilhos de comportamentos que desejamos modificar.
Na ABA, o modelo ABC fornece informações precisas para análise, entendimento e consequentemente do que deve ser mudado na maneira de agir. Essa perspectiva pode ser incluída na avaliação funcional da criança autista.
No modelo ABC temos três etapas a considerar:
1. Antecedente
Ambientes ou eventos que anteciparam o comportamento alvo. O antecedente pode ser qualquer situação que configure-se como gatilho para o comportamento. Exemplos: uma pergunta do professor, uma mudança brusca na rotina, a presença de uma pessoa, uma mudança de ambiente e outros a serem considerados.
Os antecedentes podem ser manipulados para promover o comportamento desejado. Ao eliminar o antecedente pode –se eliminar o comportamento.
2. Comportamento
No caso de um comportamento problemático deve ser definido operacionalmente através de descrição objetiva, de modo que qualquer observador seja capaz de fazê-lo.
3. Consequência
A consequência é o resultado do comportamento, elemento importante a ser analisado, pois pode prolongar ou acabar com o o mesmo. Para condutas negativas, analisar a consequência é útil a fim de entender o impacto do ocorrido. Exemplo: às vezes os pais, sem clara intenção, estendem por muito tempo o comportamento problema, pois oferecem carinho, brinquedos, ou algo de preferência da criança tentando acalmar os filhos e essa atitude reforça a ação que eles pretendem eliminar.
Como fazer?
Para coletar os dados da ABC anote o que aconteceu antes, durante e logo após o ocorrido.
Seja específico em detalhes sobre o comportamento.
É importante anotar as informações do ABC sempre que o comportamento ocorrer.
O tempo de anotação pode variar de 3 a 4 semanas ou em períodos mais longos para que se perceba, através da análise dos registros, algum padrão compreensível do motivo do comportamento.
É preciso tempo e paciência.
Com um software é possível obter as informações integradas dos comportamentos problema através de registros no modelo ABC na palma da mão, obtendo uma rotina mais organizada, além de possibilitar aos profissionais e aos pais um acompanhamento mais eficaz sobre da evolução do comportamento do autista.
Melhora a identificação e acompanhamento da diminuição desses comportamentos.
Gostou? Envie para aquela pessoa que precisa ler isso.
Conheça também nosso sistema ABA+, software para integração e supervisão de terapias de pessoas Transtorno do Espectro Autista (TEA).