17 de abril de 2019

A eficiência Modelo ABC para o autismo

modelo ABC software para autistas Aplicativo para Autismo Aplicativo para autistas o que é aba ABA para autismo ABa para autista Autismo Leve Autismo Severo Autismo Brasil ciência ABA aba autismo sintomas autismo lei para autistas jogos para autista programas para autista Transtorno do Espectro Autista TEA

O modelo ABC (Antecedent-Behavior-Consequence) é um modelo de abordagem que pode ser usado para examinar os gatilhos de comportamentos que desejamos modificar.
Na ABA, o modelo ABC fornece informações precisas para análise,  entendimento e consequentemente do que deve ser mudado na maneira de agir. Essa perspectiva pode ser incluída na avaliação funcional da criança autista.
No modelo ABC temos três etapas a considerar:

1. Antecedente

Ambientes ou eventos que anteciparam o comportamento alvo. O antecedente pode ser qualquer situação que configure-se como gatilho para o comportamento. Exemplos: uma pergunta do professor, uma mudança brusca na rotina, a presença de uma pessoa, uma mudança de ambiente e outros a serem considerados.
Os antecedentes podem ser manipulados para promover o comportamento desejado. Ao eliminar o antecedente pode –se eliminar o comportamento.

2. Comportamento

No caso de um comportamento problemático deve ser definido operacionalmente através de descrição objetiva, de modo que qualquer observador seja capaz de fazê-lo.

3. Consequência

A consequência é o resultado do comportamento, elemento importante a ser analisado, pois pode prolongar ou acabar com o o mesmo. Para condutas negativas, analisar a consequência é útil a fim de entender o impacto do ocorrido. Exemplo: às vezes os pais, sem clara intenção, estendem por muito tempo o comportamento problema, pois oferecem carinho, brinquedos, ou algo de preferência da criança tentando acalmar os filhos e essa atitude reforça a ação que eles pretendem eliminar.

Como fazer?

Para coletar os dados da ABC anote o que aconteceu antes, durante e logo após o ocorrido.
Seja específico em detalhes sobre o comportamento.
É importante anotar as informações do ABC sempre que o comportamento ocorrer.
O tempo de anotação pode variar de 3 a 4 semanas ou em períodos mais longos para que se perceba, através da análise dos registros, algum padrão compreensível do motivo do comportamento.

É preciso tempo e paciência.

Com um software é possível obter as informações integradas dos comportamentos problema através de registros no modelo ABC na palma da mão, obtendo uma rotina mais organizada, além de possibilitar aos profissionais e aos pais um acompanhamento mais eficaz sobre da evolução do comportamento do autista.
Melhora a identificação e acompanhamento da diminuição desses comportamentos.

Gostou? Envie para aquela pessoa que precisa ler isso.
Conheça também nosso sistema ABA+, software para integração e supervisão de terapias de pessoas Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Sobre o(a) autor(a)
ABA +

ABA +

Produtos em destaque
Últimos artigos adicionados