TDAH – Transtorno do Déficit de atenção com Hiperatividade
É um dos transtornos do neurodesenvolvimento, comumente diagnosticado na infância, o TDAH persiste até a idade adulta. Em crianças é caracterizado como dificuldades em prestar atenção, agitação ou comportamentos impulsivos.
A ciência mostra que a genética tem um importante papel como uma das principais causas do TDAH, mas além da genética, os pesquisadores consideram lesão cerebral, exposição a riscos ambientais (como chumbo) durante a gestação e ainda o nascimento prematuro e baixo peso ao nascer. Álcool e tabaco durante a gravidez também são elencados.
Geralmente os pais percebem algumas dificuldades com ajuda da escola, já que os comportamentos como ter dificuldades em ficar parado, impulsividade e desatenção são facilmente percebidos nesse ambiente. Considerando que todo mundo é diferente, o transtorno se manifesta de diferentes formas em diferentes pessoas, por isso é comum que duas pessoas experimentem os mesmos sintomas de maneiras diferentes. Os comportamentos podem se manifestar de maneiras variadas em meninos e meninas. Os meninos podem ser vistos como mais hiperativos e as meninas podem ser discretamente desatentas.
Então, quais são os sintomas, ou melhor quais os tipos de TDAH?
Tipo desatento
– Perdem detalhes e se distraem facilmente;
– Ficam rapidamente entediados;
– Encontram problemas para se concentrarem em uma única tarefa;
– Apresentam dificuldade em organizar pensamentos e aprender novas informações;
– É comum perderem objetos necessários para concluir uma tarefa;
– Parecem não ouvir o que lhe é dito;
– Processam as informações mais lentamente;
– Encontram problemas para seguir as instruções.
Tipo Hiperativo –Impulsivo
– Estão sempre se contorcendo, inquietos;
– Falam constantemente;
– Estão sempre tocando em objetos, não deixam as mãos paradas;
– São impacientes;
– Estão sempre em movimento;
– Suas ações parecem sem sentido e eles não pensam nas consequências das mesmas;
– Respostas e comentários inapropriados são frequentes.
Tipo de Combinação
No caso do tipo combinado, os sintomas não se enquadram especificamente na desatenção ou hiperatividade-impulsividade, mas numa combinação das duas categorias.
É preciso dizer que a maioria das pessoas pode, por uma vez ou outra, experimentar algum comportamento desatento ou impulsivo, mas isso não a torna TDAH. No caso do TDAH esse tipo de comportamento descrito é frequente e está generalizado em diversos ambientes (casa, escola, trabalho, situações sociais.
Qual o tipo de tratamento para TDAH?
Com o tratamento adequado o TDAH pode ser gerenciado. Os tipos de tratamento incluem terapia comportamental associada ao treinamento de pais e medicamentos específicos.
Cada família deverá optar pelo tratamento que é mais adequado à sua criança, mas antes é preciso ter o diagnóstico realizado por um neuropediatra e antes de iniciar o tratamento é necessária uma avaliação por um terapeuta especialista em TDAH que realizará uma investigação utilizando vários recursos instrumentais entrevistas, escalas, testes psicológicos) com o objetivo de delinear um plano de intervenção para o tratamento.
Sandra Paro