Seguir instruções é uma habilidade que requer pré-requisitos que incluem atenção, compreensão, memória e habilidade para executar a tarefa.
À medida que as habilidades de comunicação nas crianças se tornam mais refinadas, elas desenvolvem a capacidade de seguir instruções.
Quando uma criança não consegue seguir instruções?
– Quando não presta atenção;
– Quando não compreende as instruções dadas;
– Quando não entende o que deve ser feito;
– Quando não é capaz de lembrar as instruções, (especialmente se forem instruções de várias etapas);
– Quando não é capaz de realizar a tarefa solicitada.
Nos casos de aprendizes com autismo, algumas estratégias podem ser válidas para que o indivíduo consiga seguir instruções com sucesso. Então, pais cuidadores, terapeutas e professores devem ficar atentos às dicas.
1 – Ao falar, abaixe-se ao nível dos olhos e faça contato físico para ajudar a chamar a atenção da criança para você.
2 -As instruções dadas devem ser curtas e simples.
3 – Usar dicas gestuais podem direcionar a atenção da criança para a tarefa e facilitar a orientação.
4 – Para dar suporte às instruções verbais aposte nas dicas visuais.
5 – A imitação e o modelo podem ajudar muito. Modele o comportamento desejado.
Se uma criança com autismo consegue seguir instruções, o mundo se abre para ela. Ela conseguirá aprender com maior facilidade atividades acadêmicas, atividades diárias e na interação e habilidades sociais.
Quando uma criança ou um adolescente com autismo conseguem seguir instruções com o mínimo de ajuda, eles terão muito mais oportunidades de aprendizado na vida.
Alguns jogos, trazem oportunidades de treino de seguimento de instruções, um deles da equipe ABA+, o jogo Dante disse é incrível para ser usado em atendimentos e em casa com a família, ele traz todas as estratégias mencionadas acima nesse texto e promove, através da brincadeira, que a criança preste atenção à instrução verbal, entenda o que a instrução significa e através das cartas ilustradas com a instrução escrita e ilustrada a criança possa lembrar o que deve ser feito e em seguida seguir o modelo da ilustração na carta. O jogo traz instruções simples de uma etapa e a instrução poderá ser seguida individualmente ou pelo grupo.
O ideal é iniciar o ensino com instrução de uma etapa e treinar bastante em casa. São solicitações comuns: “Senta!”, “Dá!”, “Venha aqui!”. Posteriormente, ainda com instrução de uma etapa passar para outros ambientes.
No caso da instrução de duas etapas em casa use rotinas familiares para treinar: “Pegue o copo e coloque-o na pia”.
E assim gradativamente com a aquisição de comunicação e modelo adequado pode-se ir treinando instruções de mais etapas em casa e em ouros ambientes.
É importante que ao ensinar a criança você siga esses passos:
– Dar a instrução;
– Ajudar a criança a seguir a instrução;
– Reforçar quando a criança seguir a instrução, mesmo quando houve ajuda na execução;
– Generalizar essa habilidade para outras pessoas e ambientes.
Vale destacar a obra Autocuidado e qualidade de vida no TEA, que traz instruções em várias etapas, também publicada pela ABA+ cujas autoras, Leana Bernardes e Sandra Paro trazem detalhadamente, intervenções com base em análise de tarefas, o ebook ainda conta com um caderno com imagens para o seguimento de instruções em várias etapas.
E por fim, para que o aprendiz possa acompanhar as etapas no seu próprio treino de seguimento de instruções, trazemos ao final desse texto o link para documentos pdf para pais e terapeutas baixarem e utilizar em casa, em grupos de habilidades sociais, ou até em atendimento individual, basta preencher o formulário. Aproveitem!