12 de novembro de 2021

A Atuação e as competências do profissional de Psicopedagogia

Uma das possibilidades de atuação da psicopedagogia se baseia na atuação com o sujeito que apresenta dificuldade de aprendizagem. Mas não é só isso. O psicopedagogo trabalha DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. E não é exclusivamente aprendizagem de letras, números, equações… ele observa e atua no desenvolvimento da aprendizagem de forma geral, na atuação e interação do sujeito com o ambiente e com ele mesmo. E como o processo cerebral da plasticidade garante aprendizagem ao longo de toda a vida, o psicopedagogo pode atuar tanto com crianças como com adultos e idosos em suas apreensões de conhecimentos. Essa atuação pode ter caráter corretivo, orientador e até preventivo.

É um profissional responsável pela área de aprendizagem que, deve orientar toda a equipe envolvida nesse processo, assim como a família também. Ele dá condições e orientação para toda a equipe que está trabalhando com a criança os estímulos necessários para que ela alcance resultados possíveis dentro de sua condição e em todos os aspectos.

O psicopedagogo deve ser um especialista em fases de desenvolvimento da criança para que oriente a equipe pedagógica e a família a estimular o desenvolvimento adequado de cada criança dentro das peculiaridades de cada ser e de cada fase. Assim, o psicopedagogo é importantíssimo desde a pré-escola, pois ele é capaz de analisar os elementos precursores de aprendizagem e numa orientação assertiva e até preventiva pode direcionar o processo de aprendizagem a um percurso adequado.

Mas a psicopedagogia não é só correção de dificuldades, de atrasos no desenvolvimento, de falta de estímulo, atuação com deficiências; é prevenção partindo da noção científica das fases de desenvolvimento da criança.

O especialista em psicopedagogia é um analista de contextos familiares, de desenvolvimento cognitivo, de equipe escolar, de intensidade e frequência de estímulos, de capacidades e de limitações para traçar planos individualizados de aprendizagem. É o profissional que acredita na aprendizagem e na forma peculiar como ela acontece em cada indivíduo e se orienta a partir de cada um para criar condições para que o sujeito possa alcançar o conhecimento e o desenvolvimento possível a sua existência e a sua condição.

A preocupação com inúmeras situações e habilidades que vão validar possibilidades de aprendizagens concretas. Acreditar no oferecimento de oportunidades de aprendizado é o seu papel, e para tanto, organiza, diversifica e direciona essas oportunidades para que cada um se aproprie a seu tempo e modo do aprendizado.

O psicopedagogo baseia-se na noção do sujeito aprendente constituído pelo trinômio BIO-PSÍQUICO-SOCIAL sendo essas formações essenciais no processo de aprendizagem. Assim, ele trabalha em conjunto com um diverso número de profissionais que são acionados mediante hipóteses diagnósticas de crianças com dificuldade e/ou aprendizagem diferenciada. O psicopedagogo é parte de uma rede de atendimento formada por psicólogos, neurologistas, professores, coordenadores, pediatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos entre outros formada para compreender todas as estruturas constituintes – e seus funcionamentos – desse sujeito e atuar de forma preventiva, clínica e/ou institucional.

Dia 12/11
Dia do Profissional de Psicopedagogia
Mariza Domingues

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Sobre o(a) autor(a)
Mariza Domingues

Mariza Domingues

Mariza Domingues é mulher, filha, mãe, professora empenhada na proposta educacional contemporânea, educadora LIV, Psicopedadoga em formação, uma pessoa incrível e ensaísta para o ABA+ ! É muita inteligência Afetiva!
Produtos em destaque
Últimos artigos adicionados