O elogio de comportamento específico é uma declaração positiva dirigida a um aluno ou grupo de alunos que descreve um comportamento desejável em termos específicos, observáveis e mensuráveis.
Pesquisas indicam que elogios de comportamento específico têm se mostrado eficazes para diminuir o comportamento problemático e aumentar o comportamento desejado. Podem ser usados com indivíduos que apresentam problemas emocionais e transtornos comportamentais.
São usados mais frequentemente do que a reprimenda (repreensão), especialistas recomendam quatro declarações ou até 6 declarações de elogio (conforme o caso) a cada 15 minutos.
O aumento do comportamento desejado do indivíduo e a conformidade com a tarefa são ganhos quando usamos essa estratégia.
Para implementar essa estratégia é necessário ter em mente as expectativas comportamentais (padrões comportamentais que você deseja que o indivíduo exiba).
Ao fornecer elogios por um comportamento desejado declare o nome da pessoa e também o comportamento que ela está tendo imediatamente após executá-lo, assim ela saberá pelo que está sendo reconhecido. (Maria, obrigada por pegar o material imediatamente quando solicitei, você é muito prestativa!).
É importante usar um tom de voz sincero, elogiar imediatamente após ocorrer o comportamento desejado, manter a meta de 4 ou 6 elogios a cada 15 min. (menos reprimendas, mais elogios). O importante é manter uma proporção de quatro elogios para cada reprimenda.
Podemos oferecer essa estratégia para um indivíduo ou para um grupo, apenas observemos a idade do indivíduo para que adequemos a expressão ao desenvolvimento da pessoa a ser elogiada. (Os elogios podem ser entusiasmados para os menores ou mais sutis para os maiores).
Quando a pessoa se sentir incomodada, ou até mesmo tímida frente ao elogio, algumas opções podem ser utilizadas como uma nota, um pequeno prêmio, um elogio não verbal, ou verbal, mas feito de maneira individualizada.