31 de dezembro de 2019

Receita de ano novo – para 2020

por Sandra Paro

Todo ano é novo da perspectiva do calendário, mas será novo para você? O que torna o ano novo:  são atitudes novas, propostas de planejamento e organização pendentes, reestruturar os planos, buscar novos horizontes, conhecer novas pessoas, viver novas experiências. Para encarar o novo é preciso deixar o velho para trás, ou renovar, transformá-lo em algo melhor. Melhor, viu? Se já é bom…
Qual a sua disposição? O novo só te torna novo se você permitir. Novas expectativas todos temos, mas como contribuir com elas?  Muitas vezes esperamos cair nos nossos colos e ainda não sabemos aceitar. É preciso ter coragem!

Coragem para enfrentar os desafios, para superar as mágoas, para alinhar a rota. Você tem que merecer um ano novo e fazer dele o seu melhor ano e fazer de você, o melhor que puder ser.
Cada um tem o seu desafio em mente, se você tem uma criança autista, são muitos desafios em mente.  São brilhantes involuntárias e difíceis, mas são todas incríveis. Elas nos dão novos nortes, rumos, objetivos, elas delineiam o nosso aprendizado. Aprendemos mais com essas crianças do que elas conosco.

E como um ano novo virá, novos diagnósticos virão e com eles novas dúvidas e novos caminhos. Vamos inovar, vamos informar, confortar e sempre que pudermos, lutar. Lutar pelos direitos dessas crianças, lutar pela aceitação, lutar pela inclusão.

O mundo anda independente da sua vontade, mas como ele pode ser melhor se você não quiser ser melhor? E como tem receita para tudo, lá vai a nossa:
– Muitas doses de paciência e tolerância;
– Busque respostas, não sinta medo;
– Reflita antes de agir, não aja impulsivamente;
– A armadilha do clichê é tentadora, não caia nela, busque a ciência;
– Seja justo e honesto;
– Busque seus direitos;
– Cumpra os seus deveres;
– Ame e deixe-se ser amado;
– Equilibre emoção e razão;
– Seja capaz de falar, mas também de ouvir;
– Aprenda algo novo e se orgulhe disso;
– Desenvolva autoconsciência, autocontrole e empatia;
– Busque soluções e não problemas;
– Permaneça aberto ao novo.
– Feliz Ano Novo com VOCÊ –  NOVO!

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Sobre o(a) autor(a)
Sandra Paro

Sandra Paro

Sandra Paro é mãe, professora, estudiosa, idealizadora da ABA+, analista do comportamento, consultora de recursos terapêuticos, corajosa, disciplinada e ensaísta para o ABA+
Produtos em destaque
Últimos artigos adicionados