27 de novembro de 2019

O que é um mapa de contingência?

O mapa tem como objetivo explicitar as contingências e consequências de se comportar de uma maneira específica em vez de outra.
No exemplo que colocamos aqui a opção mais recomendada de comportamento está em verde, é a aceitável, a mais socialmente relevante. E a opção em vermelho, exatamente contrária à primeira: sendo inaceitável, ou a menos desejável.

O aluno pode constatar as consequências observando cada rota visual, mais compreensível para o aprendiz. Na primeira ele ganha reforço positivo (consequência) e na segunda ele é privado do objeto de desejo. Ou seja, o mapa de contingências descreve caminhos comportamentais alternativos que apontam para as consequências do comportamento socialmente aceitável ou do comportamento que se deve evitar.

O mapa deve conter as seguintes componentes:

– Fator inicial – Antecedente (A);
– Comportamento desejável (B);
– Recompensa (C).
Caso o aluno selecione a sequência em vermelho:
– Fator inicial – Antecedente (A);
– Comportamento desafiador (B);
– Falta de Recompensa (C).
É importante que o mapa de contingência esteja estruturado ao nível de entendimento do aprendiz e a recompensa (reforço) deve ser um item de preferência do aluno.
Quando pode ser usado?
Esse recurso deve ser utilizado quando o indivíduo está apresentando dificuldades em fazer escolhas apropriadas, ou até mesmo conectar o comportamento ao resultado. Devem ser utilizados com a foto do aluno. A aquisição mais rápida das habilidades desejadas pode vir da memorização das etapas em figuras. O seu uso aumenta a probabilidade de pais e terapeutas gerenciarem uma situação ao treinar de modo generalizado a possibilidade de o indivíduo fazer boas escolhas e melhorar a comunicação.

Como crio um mapa de contingência?

1 – Selecione uma situação comportamental que precisa ser modelada, numa mudança de rotina, ao sair para o intervalo de aulas, quando a criança tem um sentimento aversivo. – Este é o primeiro quadrado do mapa;

2 – Liste as ações do resultado desejável nos quadrinhos seguintes, em ordem sequencial, na horizontal;

3 – O próximo quadro é da resposta do aluno, o resultado desejável, seguido de recompensa.

A proposta em vermelho, logo abaixo da verde é inversa à primeira.

Para maior eficácia:
– Aponte para cada figura ao ler o mapa para o aluno;
– Explique por que e quando você usará o mapa (antes do intervalo de aula vamos ler o mapa juntos para que você se lembre de como deve resolver questões, fazer escolhas ou ser elegante);
– Ensine diariamente;
– Dê suporte à independência do aluno – vá esvanecendo as dicas.

Modelos de mapa de contingência

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Sobre o(a) autor(a)
ABA +

ABA +

Produtos em destaque
Últimos artigos adicionados