9 de janeiro de 2020

Diga o que sente

por Cris Alves

Segundo Daniel Goleman, emoções são impulsos que regem o comportamento, e o bem-estar social do ser humano decorre do modo como ele identifica e manifesta esses impulsos.  Não há como evitá-los, mas adequá-los é perfeitamente possível e dependem das experiências, espontâneas ou não, vividas na família e na escola. Todos sabemos que momentos de convívio, comunicação e disputa são valiosos para a socialização do ser humano e também para a aquisição de um bom repertório emocional.

Com base nisso, a Editora Sextante lançou o Emocionário com 42 verbetes de linguagem simples e acessível que seguramente contribuem para o desenvolvimento de habilidades emocionais. Isso porque o ato de ler   interfere no vocabulário, na capacidade de expressão, de reflexão e de análise, ajudando, desse modo, o indivíduo a transitar socialmente.

No caso especifico do dicionário de emoções, o leitor, além de ser apresentado ao termo e ao aspecto semântico, é  instigado por questionamentos e exemplos e por uma frase síntese que direciona para a próxima sensação. Esse recurso mostra que um estado leva a outro ou que nada pode ser vivido isoladamente. A obra alia então o poder de integração da leitura a um tema que favorece essa integração.

Agora se para crianças e adolescentes neurotípicos, a obra é útil, para os neurodiversos, como os autistas, é uma ferramenta fundamental e, como o nome sugere, pode ficar sempre à mão para eventuais consultas e esclarecimentos.  Isso porque autistas não dominam a linguagem corporal, o tom de voz, a expressão facial e qualquer outra forma de demonstrar emoção e por isso precisam de um auxílio mais significativo para aprenderem a lidar com os sentimentos deles e o das outras pessoas também e assim evitar ou diminuir as explosões emocionais. Como já foi dito, o Emocionário  pode ajudar nisso.
Prepare-se então para descobrir, onde está a ternura, os tipos de amor que existem e quanto tempo dura o ódio. Descubra ainda, o que causa a tristeza e a euforia, o que pode trazer felicidade e como se identifica a saudade. Vale a pena.

Compartilhar

2 Comentários

  1. Interessante! Ter coragem para dizer o que a gente sente e principalmente, como dizer é fundamental para nós socializamos bem…
    Por isso é bom saber que existem ferramentas que auxiliam na busca do falar, algo que é tão complexo.
    Parabéns.

  2. Adorei o texto DIGA O QUE SENTE, da escritora Cris Alves. O mundo grita por empatia, e a fala dela vai totalmente de encontro à isto. Essa busca por compreender a realidade do outro é algo maravilhoso e, quase sempre, conduz também ao autoconhecimento! Achei excelente! Me acrescentou muito!

Deixe um comentário

Sobre o(a) autor(a)
Cris Alves

Cris Alves

Cris Alves é filha, mãe, professora encantadora de pequenos escritores, indignada, empenhada, multifacetada e articulista para o ABA+ É muita inteligência afetiva!
Produtos em destaque
Últimos artigos adicionados