13 de março de 2020

Além dos outros

Por Eliza Perillo
Nosso código genético nos faz mães, filhas, esposas. Também nos faz abrigo e nos leva a cuidar e preocupar com o outro, e muitas vezes, negligenciando-nos física e emocionalmente. Neste mês, ao receber tantas mensagens de afeto e pseudo homenagens, fico a me perguntar: quando será nossa vez? Quando cuidaremos de nós? E você? Quem cuida de você? O que VOCÊ faz por você?
A necessidade eminente de trabalharmos fora em jornada dupla e, às vezes, tripla é a desculpa usada por nós para retardarmos os cuidados necessários com nossa saúde física e mental. Essa atitude não prejudica apenas nossa saúde, compromete, e muito, nossa rotina. Pense nisso.
É necessário fazer uma visita anual ao ginecologista para alguns exames de rotina: o Papanicolau ou “preventivo”, aconselhado a todas sexualmente ativas ou a partir dos 25 anos; uma ultrassonografia das mamas, para quem tem menos de 50 e, acima disso, uma mamografia para detecção precoce do câncer de mama. Em 2019 foram 66 mil novos casos, com a taxa de mortalidade em torno de 16%. O SUS oferece exames de rastreio do câncer de cólon e de mama, caso a nossa desculpa seja não só a falta de tempo.
Ademais, somos mais vulneráveis à osteoporose, à depressão, insônia e outras doenças que nos levam a mergulhar no mundo dos antidepressivos, ansiolíticos e outras drogas. É, amigas, precisamos nos cuidar. Vamos começar? Que tal seguir algumas das dicas abaixo?
  • Beber ao menos 2 litros de água por dia: Quando é ingerida e circula no organismo, a água evita a retenção de sódio, o mineral responsável pelo inchaço do corpo e do rosto. Sua aparência fica mais suave e muito mais saudável.
  • Praticar atividade física: A prática de exercícios com regularidade afasta os sintomas da TPM, além de deixar a mulher ainda mais feliz. Os benefícios dos exercícios envolvem a melhora cardiovascular, não só por aprimorar o condicionamento físico, mas também por manter um bom controle da glicemia (açúcar no sangue) e diminuir o colesterol ruim.
  • Que tal uma caminhada? A musculação evita também a osteoporose, sabia?
  • Cuidado com sua alimentação: introduza mais frutas e verduras. Coma proteínas e carboidratos com regularidade.
  • Alguns alimentos nos beneficiam especificamente: há pesquisas comprovando que o inhame ameniza as cólicas menstruais e outros sintomas das TPM, além de melhorar nossa imunidade, nossa libido e ter ação anti-inflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas — evitando até a celulite. O cacau, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso que trabalha aumentando a irrigação sanguínea, retardando o aparecimento de rugas. Saiba que o chocolate meio amargo, além de ser antioxidante, é também rico em flavonoides, ajuda até na TPM, pois traz sensação de bem-estar.
Então, vamos à luta. Como bem disse o poeta “Mudaram as estações, nada mudou, mas eu sei que alguma coisa aconteceu, tá tudo assim, tão diferente…

Compartilhar

1 comentário

Deixe um comentário

Sobre o(a) autor(a)
ABA +

ABA +

Produtos em destaque
Últimos artigos adicionados