29 de maio de 2019

10 maneiras de acolher um autista em sala de aula

maneiras de acolher um autista em sala de aula Software para Autismo software para autistas Aplicativo para Autismo Aplicativo para autistas o que é aba ABA para autismo ABa para autista Autismo Leve Autismo Severo Autismo Brasil ciência ABA aba autismo sintomas autismo lei para autistas jogos para autista programas para autista Transtorno do Espectro Autista TEA

A educação inclusiva ainda está em fase de implementação no Brasil, por isso são muitos os desafios a serem enfrentados, portanto hoje vamos falar aqui sobre maneiras de acolher um autista em sala de aula.
O maior desses desafios ainda é a falta de preparo e capacitação dos professores para lidarem com os alunos com deficiência.
Professores inevitavelmente estão encontrando alunos com autismo pela primeira vez na sala de aula.
Seguem algumas ideias e estratégias para ajudá-los na sala de aula.

10 maneiras de acolher um autista em sala de aula

1. Use a Análise de Tarefa –tarefas específicas, em ordem sequencial.
2. Mantenha sempre a sua linguagem simples e concreta. Obtenha seu ponto de vista com o menor número de palavras possível.
3. Ensine regras/habilidades sociais específicas, como a tomada de turnos (minha vez, sua vez) e a distância social.
4. Dê menos opções. Se for solicitado a uma criança que escolha uma cor, diga vermelho, apenas dê duas a três opções para escolher. Quanto mais escolhas, mais confusa uma criança autista se tornará.
5. Se você fizer uma pergunta ou dar uma instrução e for saudado com um olhar vazio, reformule sua frase. Perguntar a um aluno o que você acabou de dizer ajuda a esclarecer que você foi compreendido.
6. Evite usar sarcasmo. Você será entendido literalmente e esta ação poderá ser repetida regularmente.
7. Evite usar expressões idiomáticas. “Abra sua mente” deixará um aluno completamente perplexo e imaginando como fazer isso.
8. Dê escolhas muito claras e tente não deixar opções em aberto. Você deve obter um resultado melhor perguntando “Quer ler ou desenhar?” Do que perguntando “O que você quer fazer agora? ”
9. Repita as instruções e verifique a compreensão. Usando frases curtas para garantir clareza de instruções.
10. Fornecer uma estrutura muito clara e uma rotina diária definida, incluindo o tempo de jogo). Ensinar o que significa “terminado” e ajudar o aluno a identificar quando algo terminou e algo diferente começou. Tire uma foto de como você deseja que o produto acabado se pareça e mostre ao aluno.
Lembre-se cada criança é única e todas as crianças podem aprender.

Gostou? Envie para aquela pessoa que precisa ler isso.
Conheça também nosso sistema ABA+, software para integração e supervisão de terapias de pessoas Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Compartilhar

Deixe um comentário

Sobre o(a) autor(a)
ABA +

ABA +

Produtos em destaque
Últimos artigos adicionados