7 de fevereiro de 2020

Um santo remédio

por Cris Alves

Ler faz bem! Quantas vezes já ouvimos essa recomendação típica de professores de português e com total apoio de pais e mães. As razões para se investir em leitura são sempre relacionadas ao desenvolvimento da linguagem, à capacidade de interpretação de texto e ao bom desempenho em vestibulares e concursos. Certamente que sim. Estudos, porém, apontam que as razões e com isso os argumentos para se dedicar à leitura e em especial à literatura aumentaram.

Além de melhorar o poder de comunicação, um bom livro estimula a curiosidade pelo conhecimento e pela arte, o que desperta o lado criativo do ser humano. Essa, sem dúvida, uma habilidade muito útil para a vida em sociedade. O mundo da literatura nos remete a realidades diferentes, e ir além do nosso cotidiano, acaba por suscitar a empatia e a reflexão e a consequência natural desse processo é um senso crítico apurado. Então o ato de ler nos conecta com o mundo e nos salva da mediocridade.

Outro aspecto que deve ser lembrado é que a leitura aumenta as conexões neurais, garantindo um melhor funcionamento da mente. Sabe o efeito da atividade física sobre o corpo? Um bom livro faz o mesmo com o cérebro.  Essa prática   ao longo da vida, atrasará o envelhecimento neural   e diminuirá as chances de desenvolver   doenças como o mal de Alzheimer.

O tempo dedicado às redes sociais, não pode interferir nessa prática que deve entrar na lista de hábitos saudáveis, assim como deve fazer parte do modelo educacional das famílias, e também deve ser motivo para encontros e reuniões entre familiares e amigos. Por fim, ler não deve se restringir ao contexto escolar, mas já nesse contexto, faz toda diferença. Lembre-se disso.

Compartilhar

2 Comentários

Deixe um comentário

Sobre o(a) autor(a)
Cris Alves

Cris Alves

Cris Alves é filha, mãe, professora encantadora de pequenos escritores, indignada, empenhada, multifacetada e articulista para o ABA+ É muita inteligência afetiva!
Produtos em destaque
Últimos artigos adicionados