13 de setembro de 2022

Estresse, ansiedade e afins

Estresse, ansiedade e afins

 

Tanto o estresse quanto a ansiedade envolvem sintomas  idênticos, incluindo: problemas digestivos e para dormir, dificuldade de concentração, tensão muscular, irritabilidade ou raiva.

Todos experimentam um pouco de estresse em algum momento da vida, isso necessariamente não é um problema, mas o estresse e a ansiedade não controlados podem começar a interferir em sua vida diária e afetar a saúde mental e física.

Estresse e ansiedade podem produzir uma série de sintomas físicos e psicológicos. Os sintomas de estresse incluem: tontura, tensão muscular, problemas digestivos, incluindo náuseas e diarreia, problemas para dormir, raiva ou irritabilidade, dores de cabeça, aumento da sudorese, sentimentos de opressão, inquietação, alterações no apetite, aumento da frequência cardíaca. A ansiedade pode envolver os mesmos sintomas que o estresse, além de: um sentimento de destruição iminente, formigamento ou dormência, confusão mental.

Consultar um médico especialista para ajudar a descobrir   se a ansiedade ou o estresse estão relacionados à saúde física ou se é necessário consultar um especialista em saúde mental.

Os dois principais tratamentos para o transtorno de ansiedade são psicoterapia e medicamentos, ou em alguns casos, os dois. Um terapeuta pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade. A terapia Cognitivo-comportamental (TCC) se concentra em ensinar habilidades específicas para melhorar os sintomas. A TCC inclui terapia de exposição, na qual o paciente encontra, gradualmente, a situação que desencadeia a ansiedade e cria confiança para gerenciar esses sintomas.

Os medicamentos também podem ser aliados no alívio dos sintomas, um médico especialista pode analisar o caso e prescrever remédios adequados para cada situação.

Todos temos problemas e independentemente do tipo de problema que enfrentamos em nossas vidas, prevenir alguns transtornos mentais é sempre possível.

Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regulares, dormir bem, pode ser o ponto de partida na prevenção de doenças.

Já para manter o equilíbrio emocional a autorregulação e o autoconhecimento podem auxiliar: não ser impulsivo, ser flexível, não focar apenas no problema, buscar soluções sempre e respeitar os próprios limites, podem ajudar.

Falar o que sente ou pensa é importante, não ficar magoado, acumulando tristezas e angústias, manter a respiração estável e ter o foco no presente são atitudes que devem ser incorporadas no modo de viver.

É preciso olhar para a saúde mental como saúde pública. A prevenção dos transtornos envolve:

  • Intervenções psicológicas individuais online, para ampliar o acesso à ajuda específica;
  • Intervenções focadas na família, como treinamento do cuidador;
  • Intervenções nas escolas, como ensino sobre saúde mental e habilidades para a vida. Treinamento pessoal para a detecção e manejo básico do risco de suicídio e programas escolares de prevenção para adolescentes vulneráveis às condições de saúde mental;
  • Programas de prevenção ao suicídio.

Se você está passando por estresse, ansiedade, você não está sozinho. Existem muitas outras pessoas na sua comunidade e em todo o mundo que também estão lutando contra o estresse, contra depressão e transtorno de ansiedade. Fique atento aos sintomas e procure ajuda.

Sandra Paro

Compartilhar

Deixe um comentário

Sobre o(a) autor(a)
Sandra Paro

Sandra Paro

Sandra Paro é mãe, professora, estudiosa, idealizadora da ABA+, analista do comportamento, consultora de recursos terapêuticos, corajosa, disciplinada e ensaísta para o ABA+
Produtos em destaque
Últimos artigos adicionados