25 de julho de 2019

ABA na sala de brinquedos – Ambiente de Ensino Natural

aba na sala de brinquedos Software para Autismo software para autistas Aplicativo para Autismo Aplicativo para autistas o que é aba ABA para autismo ABa para autista Autismo Leve Autismo Severo Autismo Brasil ciência ABA aba autismo sintomas autismo lei para autistas jogos para autista programas para autista Transtorno do Espectro Autista TEA

O Ensino por Tentativas Discretas (DTT – Discrete Trial Trainining), em que as tarefas são realizadas em ambientes controlados, geralmente na mesa, na sala de brinquedos, justamente por ser mais fácil de manusear o material, colocar no campo de visão da criança e facilitar outros controles de estímulos não é exclusivo para ensinar.
A Sessão ABA pode ocorrer em uma sala de jogos, sala de brinquedos ou de brincadeiras e nesse caso temos um ambiente de ensino natural.

Nesse ambiente a criança aproveita a experiência lúdica e aprende.

Além do que esse formato de ensino apresenta menos comportamentos problema e escape.
Usar os brinquedos que permitem explorar habilidades e interagir com a criança, mas que também permitam trabalhar os objetivos de comportamento verbal estabelecidos.
O primeiro operante verbal a ser trabalhado seria o MANDO (quando a criança pede algo que deseja). Através desse operante verbal é mostrado à criança como fazer solicitações adequadas, que atendam às suas necessidades.

Através da IMITAÇÃO a criança reproduz ações físicas realizadas pelo terapeuta.

As ações incluem movimentos de coordenação motora grossa, como bater palmas, acenar ou ainda outras ações envolvendo mãos, braços e objetos.
Outra categoria trabalhada nessas circunstâncias é o ECÓICO, semelhante à imitação o ECÓICO permite que a criança imite um som ou uma palavra vocal, ou seja, reproduza um som que a terapeuta solicitou a ela.
Com HABILIDADE RECEPTIVA (Instruções a seguir) Instruções simples como pedir para a criança sentar ou levantar, ou até instruções mais complexas, dependendo do caso, ou seja, pedir que a criança realize uma ação.
O TATO é outro operante verbal que inclui a criança rotulando um item ou dizendo alguma propriedade do item. (recurso, função ou classe).
Quando queremos que uma criança responda ou complete uma frase específica sem fornecer ajuda visual temos a habilidade INTRAVERBAL.
Completar palavras faltantes em músicas ou responder a perguntas pessoais são alguns exemplos do treino do INTRAVERBAL.
Num ambiente de ensino natural, como uma sala de brinquedos ou jogos, a criança pode andar pelo ambiente e o profissional poderá perceber o que a motiva, um espaço assim, certamente oferece mais motivação.
O terapeuta pode trabalhar todos os operantes verbais em um ritmo mais acelerado, sem ter que mudar de local.

Gostou? Envie para aquela pessoa que precisa ler isso.
Conheça também nosso sistema ABA+, software para integração e supervisão de terapias de pessoas Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Compartilhar

Deixe um comentário

Sobre o(a) autor(a)
ABA +

ABA +

Produtos em destaque
Últimos artigos adicionados